Saúde Oral na Grávida e no Bebé

Durante a gravidez, as alterações hormonais podem provocar sangramentos gengivais e/ou dor. Por si só, a gravidez não provoca um aumento de cáries e o bebé não vai buscar o cálcio aos dentes das mães como se dizia antigamente. Mas o estado doloroso da gengiva e os enjoos frequentes da gravidez podem condicionar a higiene dentária e ter como consequência uma maior incidência de lesões.

Uma grávida pode fazer tratamentos dentários, mesmo que necessite de anestesia. Uma infecção na cavidade oral é mais prejudicial para o bebé do que os tratamentos dentários. O ideal é consultar o seu médico dentista antes da gravidez para realizar um diagnóstico e tratamento de qualquer problema existente de forma a evitar infecções orais durante este período. Durante a gravidez, as consultas devem ser curtas, preferencialmente durante a manhã e o trimestre mais indicado será o segundo trimestre de gestação.

A Academia Europeia e Americana de Odontopediatria recomendam a primeira visita ao dentista até ao primeiro ano de idade. Idealmente estas visitas servem para uma observação do estado de saúde oral da criança e informar os pais sobre atitudes preventivas, detectar hábitos nocivos (utilização inadequada de biberão, chupeta, alimentação) e estabelecer um programa adequado ao grau de risco do bebé.

https://www.omd.pt/content/uploads/2017/12/folheto-omd-gravida-bebe.pdf

Tratamento Multidisciplinar

Necessidade dos clínicos aprofundarem os seus conhecimentos numa determina área de actuação.

Terapia da Fala

Com a evolução dos conhecimentos e das técnicas na Medicina Dentária, há uma necessidade dos clínicos aprofundarem os seus conhecimentos numa determina área de actuação.

Nutrição

Brevemente

Dentisteria

Medicina Dentária responsável pelo tratamento e restauração de dentes fracturados e de dentes com lesão de cárie.

AGENDE A SUA CONSULTA

Preencha o formulário e entraremos em contato com você assim que nos for possível. Para um atendimento odontológico urgente por favor ligue para +351 21 483 1234.